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terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Nürburgring Nordschleife


Traçado de Nürburgring,
usado na F1 dos dias atuais.
O Circuito de Nürburgring Nordschleife é um dos mais aclamados de todos os tempos. Nos dias atuais, não há lugar igual. É talvez o maior circuito do mundo em extensão, com mais de 22 quilômetros, e até hoje realiza corridas como as tradicionalíssimas 24 Horas de Nürburgring e seus mastodônticos 220 carros. A pista recebeu a Fórmula 1 entre 1951 e 1958, depois entre 1961 e 1969 e, por fim, entre 1971 e 1976. Entre glórias e tragédias, entre honras e críticas, se nós falamos que o automobilismo é um esporte pra quem tem culhões, muito disso se deve a Nordschleife, o “Green Hell” de Jackie Stewart ou o próprio inferno em chamas para Niki Lauda.


Nürburgring localiza-se na cidade de Nürburg, próximo à Colônia e Frankfurt, na Alemanha. Foi inaugurado em 1927 e o traçado original da pista tinha aproximadamente 28 km, posteriormente foi criado um novo traçado de 22 km de extensão e era utilizado pela Fórmula 1 na década de 1960. Atualmente é utilizado outro traçado de 5,148 km, porém o traçado de 22 km ainda permanece, servindo apenas para os conhecidos "Track days", um dia em que as pessoas podem ir ao autódromo e acelerar a vontade com seus carros, e para corridas de longa duração.




Nürburgring e seu traçado original,
com mais de 22 Km.


Durante os últimos 80 anos, todos os tipos de eventos tiveram Nurburgring como palco, de corridas locais de menor expressão até corridas do automobilismo top mundial. Antes da Segunda Guerra Mundial, as primeiras corridas de Grandes Prêmios de motos e de automóveis na Alemanha foram realizadas ali. E durante o período pós-guerra, a pista recebeu corridas de F1 e do mundial de motos, bem como corridas de endurance, como as famosas 1000 km de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.


George Meier em 1939.

Fangio sendo seguido por Ascari, em 1953.
GP da Alemanha de 1957.


Hoje em dia o anel norte ainda é usado para algumas competições. Quanto ao anel sul (Sudchleife) de Nurburgring, o seu destino é um pouco mais triste. Cerca de 70 % dele foram destruídos em 1983 para a construção da atual pista de F1 e o pouco que resta virou simplesmente estrada.

A imensidão de Nurburgring, 1963.

Largada de 1966.
Dan Gurney e sua Eagle em 1968.

Foi Sir Jackie Stewart que apelidou o circuito de Nurburgring (Nordschleife) de “green hell” (inferno verde) por ser extremamente difícil, longo, perigoso e ficar encravado no meio de uma densa floresta na Alemanha.


Jackie Stewart
Jackie Stewart e Graham Hill, saltando em Nurburgring

Foi também em Nurburgring, que Niki Lauda teve seu maior e mais assustador acidente, em 1976. A suspensão de sua Ferrari quebrou e ele bateu com à direita na cerca de proteção e voltou para a pista., o piloto Bret Lander não conseguiu desviar e bateu nele, então o carro voltou de novo para a pista, atravessado, e Harald Ertel acerta de cheio o carro de Lauda, que roda  pegando fogo! Mas o piloto se recuperou dias depois e essa história fica para depois.



Acidente de Niki Lauda em 1976.


O maior vencedor de Formula 1 em Nurburgring, é o piloto da casa, Michael Schumacher, com 5 vitórias. O único brasileiro á vencer neste circuito, foi Rubens Barrichello, em 2002. A equipe que mais venceu foi a Ferrari, com 14 triunfos.

Rubens Barrichello, Stewart-Ford SF2, 1998

Schumacher seguido por Barrichello em 2004.

Mais imagens da história de 
Nurburgring. Reparem como muitos carros "voavam".



1957

Largada do GP da Alemanha de 1957.

Phill Hill, Ferrari, 1958.

1967, Jim Clark e Graham Hill?

 Piers Courage, 1969.

Clay Ragazzoni, 1971.

 Heinz Brendel, Mercedes, 1939.

? 1951.


Expectadores assistindo a cena,
sem saber o que se passava com Niki Lauda, 1976.

Francois Cevert, anos 70.

Dunlop

Jack Brabham, 1962.

Jochen Rindt 1970.

 Hubert Hahne, 1967.

Nurburgring 1 de agosto de 1965,
Graham Hill (BRM P261),  Jackie Stewart(BRM P261) e
Dan Gurney (Brabham BT11)

              Lendário Tazio Nuvolari, em 1935  "Não sou muito chegado à freios..." Dizia ele.

Alexander Albert Eduard Maximilian Reischgraf Berghe von Trips
em 1958.


Aliás, Von Trips vai render um post contando sua história e a ligação que tem com Michael Schumacher, mas isso fica para depois....

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