Já na Ferrari, onde muitos o declarava como um futuro campeão, e seria mesmo, se não fosse sua obsessão por vitórias e de não desistir nunca, travou um dos mais épicos embates da Formula 1, com o piloto francês Renè Arnoux, no GP da França, de 1979 e não pra vencer, mas para chegar na segunda colocação.
" Você só pode disputar assim com alguém em quem você confia de olhos fechados, e você não vai encontrar muitas pessoas como ele. Ele me bateu, sim, e na França, mas isto não me incomoda: eu sei que fui vencido pelo melhor piloto do mundo!"
Renè Arnoux
Foi ao volante dos carros vermelhos da equipe italiana que Gilles proporcionou aos espectadores da Fórmula 1 momentos de bravura e perícia que lhe fizeram ser comparado ao lendário Tazio Nuvolari e uma série de acidentes impressionantes, dentre eles, no GP do Japão de 1977, quando bateu forte com a Tyrrel de Ronnie Peterson, e lançou-se em direção aos espectadores que acompanhavam a corrida de um local proibido, onde morreram dois e ferindo outros dez, na fatalidade.
O acidente com Villeneuve no Japão, em 1977. A Ferrari do canadense voou e caiu sobre um grupo de pessoas, matando duas delas e ferindo dez. |
Gilles, era "o queridinho" do comendador Enzo Ferrari, que a partir de 1980, lhe prometeu que todos esforços da equipe se voltaria à ele, mas ele nada pôde fazer pela equipe do cavalinho rampante, pois a Ferrari, ainda fora dos motores turbo que começavam a ganhar força na categoria, não chegou nenhuma vez ao pódio.
Comendador Enzo Ferrari e Gilles. |
Momentos em que o Comendador Enzo, demonstra todo carinho que tinha por Gilles |
Outra lembrança que ajudou para que a popularidade de Villeneuve crescesse tanto aconteceu no GP do Canadá, em 1981. O piloto correu a parte final da prova, em um dia de chuva, com a asa dianteira de seu carro quebrada e levantada, o que atrapalhava grande parte da sua visão. O canadense não voltou aos boxes, o bico do carro se desprendeu, e Villeneuve acabou a corrida na terceira posição, para delírio de seus fãs no país. Ainda venceu em Mônaco e na Espanha, voltando a ser considerado nas disputas do título já para 1982.
Na temporada de 82, com aval do comendador, que o destacava como piloto numero 1 da equipe, e confiante para o ano, acirrou-se a rivalidade dentro da própria Ferrari. Gilles e seu companheiro, Didier Pironi, se desentenderam após o GP de San Marino, quando Pironi não respeitou a ordem de não agressão entre os pilotos na pista e ultrapassou Villeneuve para ficar com a vitória.
No GP seguinte, da Bélgica, duas semanas depois, os dois pilotos ferraristas chegaram ao país, ainda sem se falar, devido ao ocorrido. Nas classificatórias para o grid de largada, na obsessão de bater a marca do companheiro Pironi, que vinha mais rápido e tinha a pole provisória, Gilles acabou sofrendo o derradeiro acidente. Na disputa para superar o melhor tempo feito por Pironi no treino de classificação, Villeneuve estava em sua última volta rápida quando encontrou, em uma curva de alta velocidade, o March de Jochen Mass retornando para os boxes em velocidade menor. Um erro de cálculo fez com que as rodas dos carros se tocassem e a Ferrari foi lançada ao ar, seguindo-se uma sequência de capotagens que partiu o cockpit ao meio e arremessou o corpo de Villeneuve para o alto, na direção esquerda, só parando no lado extremo da pista, ao chocar-se violentamente contra o alambrado de proteção. O piloto já não estava respirando quando a equipe de socorro chegou ao local, mas só foi oficialmente declarado morto mais tarde, em um hospital próximo a Lovaina.Toda a equipe Ferrari abandonou o circuito naquele que foi um dos mais tristes finais de semana da história da Fórmula 1.
A temporada de 1982 ainda teria mais uma fatalidade, Riccardo Paletti, que perdeu a vida após colidir com o carro do francês Didier Pironi no GP do Canadá. Apesar de ter sobrevivido, Pironi, que era companheiro de Villeneuve, sofreu outro acidente no GP da Alemanha onde ficou gravemente ferido e abandonou a Fórmula 1. Muitas coincidências?
Gilles Villeneuve era um bom piloto, talentoso e arrojado, ou foi só um batedor de carros? É o que eu me ponho a me dizer. Mas o que eu não posso negar, é que ele era veloz e não desistia nunca!
O Legado:
Os frutos das grandes exibições de Gilles Villeneuve não terminaram com a morte do piloto, que deixou heranças importantíssimas para a Fórmula 1 e para o Canadá. O país, até então com pouca tradição no automobilismo, se firmou como a capital da Fórmula 1 na América do Norte, desbancando os Estados Unidos.
O circuito de Montreal, onde havia vencido na estreia, anteriormente chamado de Île Notre-Dame Circuit, foi batizado com o nome de Gilles Villeneuve logo após sua morte, para homenagear o ídolo nacional.
Os frutos das grandes exibições de Gilles Villeneuve não terminaram com a morte do piloto, que deixou heranças importantíssimas para a Fórmula 1 e para o Canadá. O país, até então com pouca tradição no automobilismo, se firmou como a capital da Fórmula 1 na América do Norte, desbancando os Estados Unidos.
O circuito de Montreal, onde havia vencido na estreia, anteriormente chamado de Île Notre-Dame Circuit, foi batizado com o nome de Gilles Villeneuve logo após sua morte, para homenagear o ídolo nacional.
Circuito Gilles Villeneuve, Montreal, GP do Canadá. |
Além disso, era uma figura "família" e deixou também uma herança “física” para a Fórmula 1: seu filho, Jacques Villeneuve, que tornou-se campeão mundial da categoria, fato que seu pai não conseguiu alcançar. Em 1997, correndo pela Williams, chegou ao título da categoria, 15 anos após a morte de seu pai, deixando a família e o país no topo da categoria pela única vez. Gilles ainda deixou a esposa Joann Barthe e uma filha, Melanie Villeneuve, que se tornou musicista.
Gilles e Melanie |
Gilles andando pelo padock, com Jaques e Joann na garupa. |
Gilles morava com a família em um Motor Home, antes de ingressar para Formula 1. |
Momento de carinho do filho Jaques. |
Os filhos desde cedo, já participava das entrevistas do pai. |
Jaques, Melanie e Gilles. |
Mais uma com Jaques. |
Jaques Villeneuve, com o carro que foi pilotado por seu pai, Gilles. |
Gilles Villeneuve, uma figura simpática, família, carismática e um piloto que entrou para a história da Formula 1.
Repararam na semelhança e entenderam o porque, ele era um dos ídolos de Ayrton Senna? Ayrton ainda teve algum tempo pra ser campeão, já Gilles não!
Repararam na semelhança e entenderam o porque, ele era um dos ídolos de Ayrton Senna? Ayrton ainda teve algum tempo pra ser campeão, já Gilles não!
1978. |
1979. |
1981. |
1981. |
Desde que entrou no automobilismo, Gilles mostrava ser um piloto talentoso. afinal, ao contrário da maioria que iniciou no kart, ele iniciou numa categoria diferente. |
Gilles só pilotou uma única corrida fora da Scuderia Ferrari. |
Gilles Villeneuve,Ferrari,Jarama, GP da Espanha, 1979. |
Gilles Villeneuve, Long Beach, GP dos EUA, 1981. |
Gilles Villeneuve, Ferrari 126 C2, 1982. |
Gilles Villeneuve, Ferrari, 1979. |
Gilles Villeneuve (Ferrari), Rene Arnoux (Renault), Nelson Piquet (Brabham), Ricardo Patrese (Brabham) e Didier Pironi (Ferrari) - Kyalami,GP da África do Sul, 1982. |
Gilles Villeneuve e sua bela Ferrari 126CK, em Zolder, no ano de 1981. |
Gilles, GP da Áustria, 1981. |
O Casco de Gilles Villeneuve, é um dos mais bonitos e reconhecidos da Formula 1. |
Gilles foi mais uma das vítimas da F1 dos anos 80. |
Gilles, GP da Holanda, 1981. |
De lado! |
Mais um acidente... |
Gilles de "cara pra trás". |
Gilles escapou ileso de muitos acidentes, antes do fatídico GP da Bélgica de 1982. |
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