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sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Chuva: A pista molhada separa "Homens de Meninos"

Chuva em corrida de Formula 1, sempre é muito mais que um simples fenômeno atmosférico natural. É só aparecer uma nuvem mais escura no céu, para começar a correria. Nos boxes os engenheiro trocam estratégias, mecânicos posicionam os pneus. Os meteorologistas tentam adivinhar quando começa e quanto vai durar a chuva. O Galvão Bueno (narrador de tv Brasileira de F1) começa profetizar. Nas arquibancadas é um corre-corre dos que não querem se molhar, abrindo guarda-chuvas, capas, jornais e etc.. É festa dos que não estão nem aí com a água que cai do céu.


Será que vai chover em Interlagos?
Na pista, uns pilotos se animam, outros lamentam. Todos consultam os boxes. “Quando vamos parar? Qual pneu fulano tem? Dá pra ir com pneu de seco, mesmo?". Se começa secar, perguntam sobre trechos molhados e etc...
Mas o que não dá para negar, é que na chuva, os mitos se sobressaem. A pista molhada separa "Homens de Meninos", sem contar que é um espetáculo à parte.

Ayrton Senna - McLaren-Ford - Interlagos, GP do Brasil, 1993
O que não pode-se negar, é que com chuva a pista fica mais escorregadia, mas nada além que justifique alguns comentários e reportagens que dizem que com chuva, aumenta-se  o risco de acidentes fatais. 
Pesquisando na internet, levantei dados que dizem totalmente o contrário: São 905 corridas de F1, sendo que 140 delas, foram disputadas com chuva, pista molhada ou úmida. Sendo assim, 15,4% das corridas, com o número de 16 pilotos que morreram em corridas. Mas destes 16, só 2 morreram em corridas com chuva; John Taylor, na Alemanha, em 1966, e Jo Schlesser, na França, em 1968. Em nenhum dos casos, havia chuva forte ou tempestade. Taylor bateu na largada e morreu no hospital, dias depois do acidente, devido a queimaduras.

Acidente de Jo Schlesser
Schlesser morreu depois de bater em um barranco, sem que houvesse qualquer relação com a pista molhada. O acidente seria comum, mas carro do francês explodiu logo após a batida. A Honda testava naquela corrida um novo sistema de entrada de ar. John Surtees havia se recusado a correr com o carro, a que chamou de “armadilha mortal”. Até mesmo o acidente de Jules Bianchi, que segue em coma, apesar da forte chuva, tomou mais gravidade devido ao posicionamento errado do trator que o carro dele colidiu.

Enfim, quero falar dos espetáculos, das cenas mágicas e de números que a chuva traz. E como não se lembrar da primeira volta do GP da Europa de 1993?


Ao contrario do que todos dizem, Senna não foi o maior vencedor sob chuva. Senna talvez tenha sido o melhor piloto que a Formula 1 já teve em pista molhada. Mas não foi o maior vencedor em números absolutos, que foi Michael Schumacher, 13 vitórias de Senna contra 18 do alemão. mas Ayrton venceu 5 de suas 6 primeiras corridas sob chuva, sendo que ainda ficou em segundo na primeira disputada em Mônaco em 1984. Na atualidade, Jason Button é o melhor, com 6 vitórias e Louis Hamilton com 5.

Michael Schumacher - Benetton - Interlagos, Brasil, 1994

O francês Alain Prost leva a fama de pior piloto com chuva. O que é uma injustiça, já que o Professor errava como qualquer outro, mas ainda paga pela rodada na volta de apresentação no GP de San Marino de 1991. O problema de Prost na chuva era Ayrton Senna, que sempre foi muito melhor nestas condições.



Alain Prost, Renault,1983

Ainda assim, o tetracampeão terminou a carreira com quatro vitórias em pista molhada, inclusive Mônaco em 1984. Nigel Mansell, considerado mais arrojado, venceu três vezes em pista molhada (mas errava em pista seca), mesmo número de Carlos Reutemann, considerado um bom piloto de chuva. Nelson Piquet, por exemplo, venceu duas vezes no molhado – no GP de San Marino e Alemanha de 1981.

Nelson Piquet - Benetton B189B - GP dos EUA, 1990

Número de vitórias na chuva ou com pista úmida:
  • Schumacher: 19
  • Senna: 13
  • Fangio e Button: 6
  • D. Hill e Hamilton: 5
  • Ascari, Prost e Alonso: 4
  • Moss, Brabham, G. Hill, Clark, Stewart, Ickx, Fittipaldi, Hunt, Reutemann, Mansell e Vettel: 3
  • Villeneuve, Piquet, Boutsen, Barrichello e Raikkonen: 2

Em percentual:

  • Fangio (6 em 8)75%
  • Senna (13 em 22) 59%
  • Ascari (4 em 8) 50%
  • Moss (3 em 7) 45%
  • Schumacher (19 em 52): 36,5%
  • Clark (3 em 12) 25%
  • D. Hill (5 em 22) 23%
  • Hamilton (5 em 22) 22,7%
  • Stewart (3 em 15) 20%
  • Hunt (3 em 15) 20%
  • Ickx (3 em 16) 20%
  • Brabham (3 em 17) 18%
  • Button (6 em 38) 15,8 %
  • Fittipaldi (3 em 21) 15%
  • Ricciardo (1 em 7) 14 %
  • Prost (4 em 28)14,3%
  • Vettel (3 em 22) 13,6 %
  • Reutemann (3 em 24) 12,5%
  • Piquet (2 em 19) 12%
  • Mansell (3 em 26) 11,5%
  • G. Hill (3 em 30) 10%
  • Alonso (3 em 33) 9,1 %
  • Raikkonen (2 em 27) 7,4%
  • Barrichello (2 em 52) 3,8%

Corridas na chuva ou com pista úmida na F1:

  • 1950: EUA (Parsons)
  • 1951: Sui (Fangio)
  • 1952: Bel (Ascari), Fra (Ascari), Hol (Ascari)
  • 1953: Ing (Ascari)
  • 1954: Arg (Fangio), Ing (Fangio) e Sui (Fangio)
OBS: França 54 foi com pista ligeiramente úmida, mas não choveu na corrida.

  • 1955: Hol (Fangio)
  • 1956: Bel (Collins) e Ale (Fangio)
  • 1957: NENHUMA
  • 1958: Por (Moss)
  • 1959: NENHUMA
  • 1960: Mon (Moss)
  • 1961: Ing (Von Trips) e Ale (Moss)
  • 1962 : Ale(G Hill) e Ita (G Hill)
  • 1963: Bel (Clark) e Fra (Clark)
  • 1964: NENHUMA
  • 1965: Bel (Clark) e EUA (G Hill)
OBS: África do Sul choveu fraco no final, mas não foi considerada corrida com chuva.
  • 1966: Bel (Surtees), Ing (Brabham) e Ale (Brabham)
  • 1967: Can (Brabham)
  • 1968: Hol (Stewart), Fra (Ickx) e Ale (Stewart)
  • 1969: NENHUMA
  • 1970: NENHUMA
  • 1971: Hol (Ickx) e Can (Ickx)
  • 1972: Esp (Fittipaldi), Mon (Beltoise) e EUA (Stewart)
  • 1973: Can (Revson)
  • 1974: Bra (Fittipaldi), Esp (Lauda) e Ale (Regazzoni)
  • 1975: Mon (Lauda), Hol (Hunt), Ing (Fittipaldi) e Aut (Brambila)
OBS: Espanha 1975 começou com pista úmida, mas não choveu na corrida.
  • 1976: Ale (Hunt) e Jap (Andretti)
  • 1977: EUA II (Hunt), Bel (Nilsson) e Aut (Jones)
  • 1978: Aut (Peterson)
  • 1979: Afr (Villeneuve) e EUA II (Villeneuve)
  • 1980: Mon (Retemann)
  • 1981: Bra (Reutemann), San (Piquet), Bel (Reutemann), Fra (Prost), Ale (Piquet) e Can (Laffite)
  • 1982: Mon (Patrese)
  • 1983: Mon (Rosberg)
  • 1984: Mon (Prost)
  • 1985: Por (Senna) e Bel (Senna)
  • 1986: NENHUMA
  • 1987: NENHUMA
  • 1988: Ing (Senna), Ale (Senna) e Jap (Senna)
  • 1989: Can (Boutsen), Bel (Senna) e Aus (Boutsen)
  • 1990: Can (Senna)
  • 1991: Bra (Senna), San (Senna), Esp (Mansell) e Aus (Senna)
  • 1992: Esp (Mansell), Fra (Mansell) e Bel (Schumacher)
  • 1993: Afr (Prost), Bra (Senna), Eur (Senna), San (Prost) e Jap (Senna)
  • 1994: Jap (Hill)
  • 1995: Arg (Hill), San (Hill), Bel (Schumacher), Eur (Schumacher) e Jap (Schumacher)
  • 1996: Bra (Hill), Mon (Panis), Esp (Schumacher)
  • 1997: Mon (Schumacher), Fra (Schumacher) e Bel (Schumacher)
  • 1998: Arg (Schumacher), Ing (Schumacher) e Bel (Hill)
  • 1999: Fra (Frenzten) e Eur (Herbert)
  • 2000: Eur (Schumacher), Can (Schumacher), Ale (Barrichello), Bel (Hakkinen), EUA (Schumacher) e Jap (Schumacher)
  • 2001: Mal (Schumacher) e Bra (Coulthard)
  • 2002: Ing (Schumacher)
  • 2003: Bra(Fisichella) e EUA (Schumacher)
OBS: Austrália 2003, pista seca com alguns trechos úmidos, mas não considerei.
OBS: Áustria 2003, garoou um pouco, mas a pista não molhou a pista.
  • 2004: Mal (Schumacher), Ita (Barrichello) e Bra (Montoya)
  • 2005: Bel (Raikkonen)
  • 2006: Hun (Button) e Chi (Schumacher)
  • 2007: Eur (Alonso), Jap (Hamilton) e Chi (Raikkonen)
  • 2008: Mon (Hamilton), Ing (Hamilton), Bel (Massa), Ita (Vettel) e Bra (Massa)
OBS: França 54 foi com pista ligeiramente úmida, mas não choveu na corrida.
  • 2009: Mal (Button) e Chi (Vettel)
  • 2010: Aus (Button), Chi (Button), Bel (Hamilton) e Cor (Alonso)
  • 2011: Can(Button), Ing (Alonso) e Hun (Button)
  • 2012: Mal (Alonso) e Bra (Button)
  • 2013: Mal (Vettel)
  • 2014: Hun (Ricciardo) e Jap (Hamilton)

Vamos ao que interessa, as fantásticas imagens nas chuvas:

Mario Andretti, Ferrari 312B, GP de Monaco 1970

 GP Alemanha em AVUS - Hans Herrmann - BRM , 1959
Tierry Boutsen, Willians, GP Canadá, 1989.

Hoje, a luz vermelha não é só usada em dia de chuva.
Em dias sem chuvas, ela indica que o piloto da frente
não está com potencia total em seu carro, logo,
indica que ele vem mais lento.

Bellof, Mônaco 1984.

Senna, Mônaco 1984.

Alessandro Nannini - Benetton B189
Adelaide, GP da Austrália - 1989

Andrea de Cesaris, Marlboro Alfa Romeo 179,
GP do Canadá, 1980

Senna, GP da Austrália, 1991

Senna, Lotus, GP de Portugal, 1985

Ayrton Senna - Williams - Interlagos, GP Brasil, 1994

Ayrton Senna e Nigel Mansell, GP Austrália, 1991.

Senna passando Patrese, GP da Aestrália de 1991

Ayrton Senna era considerado o "Rei da chuva"

Vittorio Brambilla, vencendo o GP chuvoso da Austria, 1975

Bélgica 2012.

Bellof tinha uma habilidade incrível para andar na chuva.

Muitos acreditam que Bellof foi o adversário
que Senna não teve.

GP do Canadá, 1967

Brabham, GP Canadá 1967
Em menos de meia volta, Senna superou a Sauber de Wendlinger
e a Williams de Hill com uma agressividade impressionante.
GP da Arstrália de 1991.

Senna, Tolleman, Mônaco, 1984.

Espectadores com suas capas em dia de chuva em Interlagos.

GP da Suíça de 1951.

Graham Hill,  Lotus 49B,  Spa Francorchamps,
GP da Bélgica de 1968.

Gilles Villeneuve GP Canadá 1981

Senna e seu Lotus preto e dourado.

                         Beltoise em Monaco, 1972: 
última vitória da BRM na F-1 e primeira da Marlboro
Jacarepaguá, Rio de Janeiro, 1981.

GP do Japão 2007.

Pit lane no GP do Japão de 2014.

Jim Clark - Lotus 21 Climax - 1961

Jim Clark - Lotus, com o carro de Jo Bonnier - Cooper-Maserati  pendurado.
 Spa Francorchamps, GP da Belgica- 1966

Jim Clark - Lotus - Spa Francorchamps, 1965

Jochen Rindt foi um dos sete sobreviventes
da primeira volta em Spa-Francorchamps,
quando um pé d’água no meio do circuito
pegou todo mundo de surpresa, 1966.

Mario Andretti - Lotus 78 - GP dos EUA, 1978

México 1963

Monte Carlo, GP de Mônaco 1972

Nigel Mansell - Williams-Honda - Estoril, GP de Portugal- 1985
Nigel Mansell, Ferrari 640  Spa, 1989

O norte-americano Johnnie Parsons,
vencedor das 500 Milhas de Indianápolis,
única prova realizada fora do continente europeu.
Apenas pilotos e equipes norte-americanas participaram da prova.

Patrick Tambay - Renault - Estoril, GP de Portugal 1985

Ronnie Peterson - March-Ford - Monte Carlo, 1972

Schumacher GP da Espanha, 1996

Senna durante os treinos em Donington 1993.

Nesta dá pra ver os sulcos dos pneus de chuva.
Jackie Stewart , GP da Alemanha, 1968



Chuva em Sepang,
a ponto de ter interrompido a corrida antes da metade em 2009

Uma tempestade histórica no GP do Japão 1976

Victor Pease, GP Canada, 1966



West McLaren-Mercedes MP4-13, Spa, 1998 

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