Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

As novas regras da Fórmula 1 para 2015.

 
Bernie Ecclestone ao volante de um carro de Fórmula 1.
Ele disputou somente duas provas,
os GPs de Mônaco e da Grã-Bretanha de 1958.
A  Federação Internacional de Automobilismo (FIA) definiu uma série de mudanças para a próxima temporada da Fórmula 1, com o fim da pontuação dobrada na última corrida do campeonato, além de normas para relargadas e infrações.


Fim da pontuação dobrada

A controversa pontuação dobrada para a última corrida da temporada deixará de existir depois de apenas um ano de experiência.  Antes do GP de Abu Dabi, o questionamento era que o sistema poderia alterar o resultado da disputa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Para sorte da FIA, o inglês venceu a prova e poupou a entidade de mais críticas.
Para evitar novos riscos, todas as etapas de 2015 terão o mesmo sistema de pontuação:
1º colocado, 25 pontos
2º – 18
3º –  15
4º –  12
5º –  10
6º – 8
7º – 6
8º – 4
9º – 2
10º – 1

Fim da pontuação dobrada

A controversa pontuação dobrada para a última corrida da temporada deixará de existir depois de apenas um ano de experiência.  Antes do GP de Abu Dabi, o questionamento era que o sistema poderia alterar o resultado da disputa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Para sorte da FIA, o inglês venceu a prova e poupou a entidade de mais críticas.

Safety car virtual

O acidente de Jules Bianchi em Suzuka provocou mudanças nas regras de segurança. A principal é a criação do safety car virtual: a partir de 2015, os carros terão a velocidade limitada por um sistema eletrônico. A intenção é fazer com que mesmo os carros que ainda não avistaram a bandeira amarela na pista, em caso de acidente, diminuam a velocidade e reduzam os riscos de um novo acidente.
Relargadas
Ainda em relação ao acidente de Bianchi, a FIA descartou a ideia de estabelecer a relargada parada a cada entrada do safety car na pista. Também por motivos de segurança, a entidade mudou o procedimento que deve ser seguido pelos pilotos quando a prova é suspensa. Agora os carros devem deixar a pista rumo ao pit lane em vez de se deslocarem para o grid. No pit lane, eles têm de permanecer enfileirados até o reinício da corrida.

Superlicença

Depois das críticas relacionadas à contratação de Max Verstappen (na foto acima), de 17 anos, que correrá pelo Toro Rosso, a FIA mudou as regras para a superlicença: apenas pilotos maiores de 18 anos e com pelo menos dois anos de experiência em categorias menores poderão correr na F1. A só passará a valer em 2016, e, assim, Verstappen poderá pilotar normalmente na próxima temporada.

Carros

Quanto aos monopostos, as novidades se concentram no peso. Eles deverão ter pelo menos 702 quilos, sem contar o combustível. A FIA impôs limitações aos testes em túnel de vento, às variações nas suspensões dos monopostos e exigiu melhorias na proteção da célula onde fica o piloto, em mais uma consequência direta do acidente de Bianchi.

Infrações

A FIA definiu que membros da equipe terão 15 segundos para deixar a pista após sinal dado pelos comissários antes da largada. Em caso de infração, piloto do time envolvido na irregularidade terá de largar do pit lane. Entre outras novas penas, a entidade criou a punição de 10 segundos nos boxes, útil em 2015 por causa da alteração na regra que pune pilotos que excedem as trocas de componentes do motor. Pelas novas definições, punições mais duras no grid não serão transferidas para a etapa seguinte. Elas serão cumpridas na mesma prova, em forma de passagem pelos boxes.

Novo calendário

GP da Austrália (Melbourne), em 15 de março
GP da Malásia (Sepang), em 29 de março
GP da China (Xangai), em 12 de abril
GP do Bahrein (Sakhir), em 19 de abril
GP da Espanha (Barcelona), em 10 de maio
GP de Mônaco (Montecarlo), em 24 de maio
GP do Canadá (Montreal), em 7 de junho
GP da Áustria (Spielberg), em 21 de junho
GP da Inglaterra (Silverstone), em 5 de julho
GP da Alemanha (Nurburgring), em 19 de julho
GP da Hungria (Budapeste), em 26 de julho
GP da Bélgica (Spa-Francorchamps), em 23 de agosto
GP da Itália (Monza), em 6 de setembro
GP de Singapura, (Marina Bay), em 20 de setembro
GP do Japão (Suzuka), em 27 de setembro
GP da Rússia (Sochi), em 11 de outubro
GP dos Estados Unidos (Austin), em 25 de outubro
GP do México (Hermanos Rodríguez), em 1º de novembro
GP do Brasil (Interlagos), em 15 de novembro
GP de Abu Dhabi (Yas Marina), em 29 de novembro
Agora voltemos à programação normal: Vamos de imagens históricas....
_Joakim Bonnier, Porsche F1-804 sw, 1962.

1968 GP de Mônaco - Graham Hill (Lotus).

Largada GP da Austrália, 1971.

Frank Williams, Henri Pescaro,  Paul Ricard, 1971.

 Howden Ganley depois da corrida da vitória,
Brands Hatch, 1971.

Andrea de Adamich,  Brabham BT42 ,
GP de Silverstone, 1973.

Tyrrell 005 de  Francois Cevert, Silverstone, 1973.

Reunião dos pilotos, 1973.

Alessandro Nannini (Benetton-Ford)
Nelson Piquet (Benetton-Ford)
Monte Carlo, GP Monaco - 1990

Alfa Romeo 159 Alfetta-3529

Benetton B195, 1995
Michael Schumacher, Johnny Herbert

Camel Lotus-Honda 99T, Silverstone, 1987.

Didier Pironi, Ferrari, 1982.

GP da Inglaterra 1984 - Brands Hatch.

Hill consultando seus tempos
na Spring Cup, 1965.

James Hunt, 1979.

Nenhum comentário:

Postar um comentário