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domingo, 28 de dezembro de 2014

Stefan Bellof.

Stefan Bellof: 

(Giessen, Alemanha, 20 de Novembro de 1957, SpaFrancomchamps, 1 de Setembro de 1985).
Em Dezembro de 2009, foi eleito pelos seus pares como o 35º melhor piloto de Fórmula1 de todos os tempos. A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria.

Stefan Belloff, usava um dos capacetes mais bonitos da F-1.

O desempenho de Bellof na disputa do Campeonato Europeu de Fórmula 2, aliado às vitórias obtidas pela Porsche no Mundial de Protótipos, rendeu-lhe um convite de Ron Dennis para testar um McLaren de Fórmula 1 na pista de Brands Hatch, juntamente com os outros estreantes Ayrton Senna e Martin BrundleNesse teste, impressiona o dirigente da equipe inglesa, ao obter tempo de volta apenas um décimo inferior ao obtido por Senna, mesmo correndo com uma versão mais antiga do motor Cosworth, em desvantagem frente ao piloto brasileiro, que utilizava um motor mais moderno. Posteriormente, Bellof chegou a ser inscrito em três grandes prêmios: na Inglaterra e Alemanha, pela ATS, e no Grande Prêmio da Europa, pela própria McLaren, mas acabou não participando das provas.
Para 1984, o piloto alemão assinou contrato com Ken Tyrrell para disputar o Mundial de Fórmula 1 pela sua equipa. Ali, o seu desempenho no único carro equipado com motores normalmente aspirados, com defasagem de mais de 200 cv em confronto com os motores turbo então dominantes na categoria, atrai a atenção da crítica especializada.
Obteve o seu primeiro ponto ao terminar em 6º lugar o GP da Bélgica, em Zolder; conseguiu ainda um 5º na corrida seguinte, o GP de San Marino, em Ímola.

Aliás, Stefan Bellof, o maior rival que Ayrton Senna não teve. Todos falam de Senna naquela corrida de Mônaco 84, mas esquecem que Beloff largou em último e chegou em 3°, baixando volta à volta a diferença de vantagem que tinha Senna. Pat Symonds, que na época era diretor técnico da Toleman, mais tarde revelou que o TG-184 do brasileiro estava com a suspensão deteriorada devido às zebras da Chicane du Port e da Piscina, e não aguentaria mais do que duas ou três voltas além da bandeira vermelha.

Bellof em Mônaco, em 1984.
Infelizmente, Bellof não teve muito tempo para mostrar que poderia ser um rival de peso para Senna. No fim de 1985, nos 1000 Km de Spa, ele pilotava um Porsche 956 e tentou uma ousada ultrapassagem sobre o 962 de Jacky Ickx na Eau Rouge. Na manobra o Bellof tocou a traseira de Ickx e acabou perdendo o controle do carro, que passou pela primeira barreira e acertou em cheio a segunda. O carro pegou fogo e Bellof agonizou por quase 10 minutos antes de ser removido dos destroços. No hospital, 50 minutos depois, ele foi declarado morto.

Bellof é considerado pela imprensa especializada, fãs e ex-pilotos como o maior talento perdido da Fórmula 1.

Stefan Bellof - Tyrrell - Monte Carlo, Mônaco  - 1984.


 “Se Bellof iria vencer Grandes Prêmios? Não tenho dúvida nenhuma. Aliás, acredito que ele seria o primeiro campeão do mundo alemão. Não há como questionar que ele tinha habilidade para isso e, embora a Ferrari nunca tenha confirmado, não restam muitas dúvidas que ele seria o parceiro de Michele Alboreto na equipe em 1986. A sua morte foi uma perda horrível para o esporte e ainda maior para aqueles que o conheciam” ( Jornalista especializado inglês, Nigel Roebuck).


Stefan Bellof e seu Tyrrell em Nürburgring, 1985.
Fica aí o registro então, sobre a carreira meteórica de Stefan Bellof, o maior rival que Senna não teve.

                
Anos1984 - 1985
TimesTyrrell
Campeonatos0 (16º em 1985)
Pontos4
Primeiro GPGP do Brasil de 1984
Último GPGP da Holanda de 1985


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