Brabham, uma lenda que jamais morrerá.
Nada melhor que começar este Blog, falando sobre uma das equipes Campeãs da categoria.
São 4 títulos de pilotos e 2 de construtores. E que na minha opinião, tem o carro mais bonito de toda a história da F1, o BT52.
A Brabham Racing Organization foi uma equipe fundada em 1961, pelo então bicampeão mundial de Fórmula 1, Jack Brabham em sociedade com Ron Tauranac.
Estreou no GP da Alemanha de 1962, fez sua última e derradeira corrida no GP da Hungria de 1992.
394 largadas.
02 títulos de construtores (66 e 67) e 04 títulos de pilotos (66,67,81 e 83)
Teve 80 pilotos, 39 chassis, 35 vitórias, 40 pole e 43 voltas mais rápidas.
Motores: Climax, Ford, BRM, Repco, Alfa Romeo, BMW, Judd e Yamaha.
Pneus: Dunlop, Goodyear, Firestone, Michelin e Pirelli.
Estreou no GP da Alemanha de 1962, fez sua última e derradeira corrida no GP da Hungria de 1992.
394 largadas.
02 títulos de construtores (66 e 67) e 04 títulos de pilotos (66,67,81 e 83)
Teve 80 pilotos, 39 chassis, 35 vitórias, 40 pole e 43 voltas mais rápidas.
Motores: Climax, Ford, BRM, Repco, Alfa Romeo, BMW, Judd e Yamaha.
Pneus: Dunlop, Goodyear, Firestone, Michelin e Pirelli.
BT52B, Considerado por muitos (inclusive eu) o carro mais bonito de toda história!
Foi com ele que Nelson Piquet ganhou seu segundo título, e firmou minha paixão pela F-1.
Ficha Técnica:
Motor: BMW M12/13 L4 Turbo
Transmissão: Brabham/Hewland 5/6 velocidades.
Entre-eixos: 2,74m
Largura Dianteira: 1,79m | Traseira: 1,64m
Peso: 540 kg
Motor: BMW M12/13 L4 Turbo
Transmissão: Brabham/Hewland 5/6 velocidades.
Entre-eixos: 2,74m
Largura Dianteira: 1,79m | Traseira: 1,64m
Peso: 540 kg
Piquet e seu BT52B, em 1983. |
Como falar de Brabham, sem falar de seu fundador, Sir John Arthur Brabham, TRI campeão da modalidade (59, 60 e 66) e entre os 5 maiores na minha opinião?
Inclusive, o primeiro campeão correndo pela própria equipe, 1966.
Jack Brabham 1961 |
Já que citei Jack Brabham e Piquet, não posso deixar de citar o terceiro (segundo, na verdade),
campeão da categoria pela equipe Brabham, Danny Hulme, com BT24, 1967.
Danny Hulme |
Dan Gurney, Brabham-Climax BT7, 1964, Aintree. |
O BT24 é o modelo da Brabham das temporadas de 1967, 1968 e 1969 da F1. O modelo foi conduzido por: Jack Brabham, Denny Hulme, Jochen Rindt, Dan Gurney, Kurt Ahrens, Sam Tingle e Silvio Moser.
Brabham BT24. |
Brabham BT24 Repco 740 Mônaco, 1968. |
Essa foto, mostra bem o porque do apelido "canecos", atribuídos aos cilindros. 8 canecos! |
O BT49/BT49B/BT49C/BT49D é o modelo da Brabham das temporadas de 1979, 1980, 1981 e 1982 da F1. Foi guiado por Niki Lauda, Nelson Piquet, Ricardo Zunino, Hector Rebaque e Riccardo Patrese. A equipe com o modelo BT49C conquistou o Mundial de Pilotos em 1981.
BT 49. |
BT49C. Piquet em Interlagos, antes do GP do Brasil de 2011. |
Olha a Caracu, no capacete do Piquet, em seu Brabham Alfa, de 1979. Aliás, esse carro tem uma peculiaridade que conto outra hora, assim como sobre os capacetes, que merecem atenção maior e especial. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário