No automobilismo, as câmeras onboard são usadas para dar uma melhor perspectiva do ponto de vista do piloto.
Grande parte do trabalho de desenvolvimento inicial que conduziu às câmeras onboard usadas hoje, foi realizado pela emissora de televisão australiana, Seven Network, durante o início dos anos 80. Em 1983, a Seven foi convidada a fornecer as imagens onboard para a NASCAR Series. Assim, passou à transmitir todas as principais categorias automobilísticas norte americanas, bem como parte da Copa America de vela Olímpica.
A primeira vez que uma câmera onbord foi usada em um carro de F1, foi no GP da Alemanha de 1985, no carro do francês François Hesnaut, da Renaut. Veja o "orgasmo" do Galvão Bueno tentando explicar a façanha, no vídeo abaixo.
Anteriormente, as câmeras onboard só haviam sido montadas em carros de F1, para executar testes de performance dos bólidos ou para ver como se comportavam os pilotos. Há relatos de câmeras amadoramente instaladas com pessoas amarradas nos carros de F1, desde a época de Fangio, nos anos 50.
Câmera onboard de Fangio, nos anos 50. |
Câmera onboard de Jim Clark, anos 60. |
Depois do sucesso de transmissão da câmera do carro de François Hesnaut em 1985, mais e mais câmeras onboard foram instaladas. Desde 1998, todas as equipes de F1 têm câmeras instaladas em seus carros, geralmente são três câmeras em cada carro. Para a transmissão em 1985, foi usado um helicóptero como satélite local, para capturar as imagens geradas pelos carros e retransmitir para a central de produção televisiva para a transmissão ao vivo.
As câmeras atuais. |
Várias câmeras instaladas na RBR. |
Jackie Stewart |
Hoje, elas são integrantes indispensáveis para transmissões televisivas de muitos esportes.
Abaixo algumas imagens da velha escola de câmeras onboard, as percursoras da GoPro através dos anos.
Jackie Stewart, Mônaco, 1978 |
Depailler em Paul Ricard com uma câmera onboard, uma “Go Pro” das antigas, 1975. |
Feliz 2015 à todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário