Primeiro traçado de Silverstone. |
A temporada de Fórmula 1 de 1950 foi a primeira temporada do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA. Começou em 13 de maio de 1950 e terminou em 3 de setembro, após sete corridas. Teve como campeão o italiano Nino Farina da Alfa Romeo e como vice-campeão o argentino Juan Manuel Fangio, da Alfa Romeo. No mesmo ano ocorreram outros 16 Grandes Prêmios extra-campeonato.
Na temporada inaugural da Fórmula 1, 18 equipes (7 construtoras e 11 privadas) participaram em seis Grandes Prémios europeus (nas 500 milhas de Indianápolis apenas equipas, construtores e pilotos estado-unidenses participaram). Os chassis, o motor e os números dos monolugares eram variáveis de Grande Prémio para Grande Prémio e de piloto para piloto.
Rainha, então Princesa, Elizabeth II |
Mas vamos à primeira corrida. Na data de 13 de maio de 1950, para um público estimado de 120 mil pessoas, entre eles o rei e a rainha da Inglaterra foi realizada a primeira corrida de Fórmula 1 da história em um antigo aeroporto militar utilizado durante a Segunda Guerra Mundial na cidade de Silverstone na Inglaterra, adaptado como circuito automobilístico. Era o primeiro capítulo desta modalidade esportiva que já possui 66 anos e que já transformou pessoas comuns em deuses do Olimpo esportivo mundial. 21 carros largaram para a primeira corrida da história do Campeonato Mundial de F1 da FIA.
A largada da primeira corrida da história da F1, Silverstone, 13/05/1950. |
E já anunciando o tom que seria notado nos primeiros anos do Mundial, o domínio foi italiano. O grid contava com uma maioria de carros da Alfa Romeo e da Maserati, além das inglesas ERA e Alta e da francesa Talbot Lago — a Ferrari ficou de fora e estreou em Mônaco, dias depois. Alguns dos carros eram do período anterior à guerra.
Giuseppe Farina fez a pole com um tempo de 1min50s8, 0s2 mais baixo que o de Luigi Fagioli. Juan Manuel Fangio e Reg Parnell, também com carros da Alfa Romeo. O melhor da Maserati foi o famoso Príncipe Bira, da Tailândia.
Nino Farina, o vencedor. |
Na corrida, Farina, Fagioli e Fangio foram se alternando na ponta até o dono da pole assumir a frente em definitivo na 39ª das 70 voltas e seguir para a vitória. Fangio era o segundo até abandonar na volta 63, deixando o posto livre para Fagioli, e Parnell completou o pódio.
Juan Manoel Fangio |
A Alfa Romeo ganharia todas as demais corridas de 1950, exceção feita às 500 Milhas, e Farina entrou para a história como o primeiro campeão.
Grid de Largada:
1° Giuseppe Farina (2) Alfa Romeo/Alfa Romeo 1:50.8
2° Luigi Fagioli (3) Alfa Romeo/Alfa Romeo 1:51.0
3° Juan-Manuel Fangio (1) Alfa Romeo/Alfa Romeo 1:51.0
4° Reg Parnell (4) Alfa Romeo/Alfa Romeo 1:52.2
5° Príncipe Birabongse Bhanuban (21) Maserati/ 1:52.6
6° Yves Giraud-Cabantous (14) Talbot-Lago/Talbot 1:53,4
7° Eugene Martin (17) Talbot-Lago/Talbot 1:55.4
8° Emanuel de Graffenried (20) Maserati/ 1:55.8
9° Louis Rosier (15) Talbot-Lago/Talbot 1:56.0
10° Peter Walker (9) ERA/ERA 1:56.6
11° Louis Chiron (19) Maserati/ 1:57.4
12° Leslie Johnson (8) ERA/ERA 1:57.4
13° Bob Gerard (12) ERA/ERA 1:57.4
14° Philippe Etancelin (16) Talbot-Lago/Talbot 1:57.8
15° Cuth Harrison (11) ERA/ERA 1:58.4
16° David Hampshire (6) Maserati/Maserati 2:01.0
17° Geoff Crossley (24) Alta/ 2:02.6
18° David Murray (5) Maserati/ 2:05.6
19° Joe Kelly (23) Alta/ 2:06.2
20° Joe Fry (10) Maserati/ 2:07.0
21° Johnny Claes (18) Talbot-Lago/Talbot 2:08.8
Bandeirada para Fangio. |
Giusepe "Nino" Farina, Alfa Romeo 158. |
George VI rei da Inglaterra e os pilotos,
na flecha Stirling Moss com 19 anos.
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Jonny Claes Talbot Lago T26. |
Primeira fila do grid da Alfa Romeo. |
David Hampshire, Maserati. |
Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 158. |
Talbot Lago T26C. |
#6 David Hampshire Maserati, #19 Luis Chiron Maserati,
Yves Giraud-Cabantous (14) Talbot-Lago
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Na largada Fagioli e Fangio na briga pela ponta, ambos de Alfa Romeo. |
A 11ª fila. |
Louis Rosier Talbot-Lago T26C. |
Louis Rosier Talbot-Lago T26C. |
Príncipe Bira -Birabongse Bhanuban- Maserati. |
Philippe Etancelin Talbot-Lago T26C. |
Brian Shawe-Tailor, Maserati 4CL. |
G. Ansell, ERA. |
Luigi Fagioli, Alfa Romeo 158. |
Giuseppe "Nino" Farina. |
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